domingo, 1 de fevereiro de 2009

Princípios geográficos

Olá turma, segue um breve exercício sobre Princípios e Escolas da Geografia. Qualquer dúvida, faça sua pergunta aqui no blog ou na sala de aula. Abraços

1- Faça as associação:

a- “O Brasil está localizado na posição Centro-Oriental da América do sul”
b- “O Brasil é o quinto país mais extenso do mundo. O terceiro das américas e o mais extenso do hemisfério sul”.
c- “A atual situação econômica e social do Brasil é o resultado de uma série de fatores geográficos (naturais) e históricos (colonialista)”
d- “Pelo fato do Brasil ser tropical, será sempre um país subdesenvolvido”.
e- “O relevo é de modesta altitude, porque é bastante entigo e já foi muito desgastado pela erosão.
f- “Apesar das dificuldades ainda hoje bastante acentuadas, o Brasil poderá ser, em breve, um país desenvolvido”.

Alternativas:
( ) – Analogia (La Blache).
( ) – Causalidade (Humboldt).
( ) – Conexidade (Brunhes).
( ) – Determinismo Geográfico (Ratzel).
( ) – Extensão (Ratzel).
( ) – Possibilismo geográfico (La Blache).

2- Analise a expressão:“Morar em prédios na praia de Jaboatão dos Guararapes é arriscado, uma vez que os manguezais outrora soterrados, abalam as estruturas das construções”.

A- Analogia (La Blache).
B- Causalidade (Humboldt).
C- Extensão (Ratzel).
D- Conexidade (Brunhes).
E- Possibilismo geográfico (La Blache).

3- Analise a expressão:“Os prédios na orla de Jaboatão são um perigo aos morados, a prefeitura e ao meio ambiente! Pessoas perdem suas casas pela ação natural dos mangues, ignorados pelas construtoras que receberam autorização da prefeitura para construir em local impróprio. Além de deixar a prefeitura e construtoras em situação constrangedora, os morados sem casas, os manguezais importantíssimos para a dinâmica da vida oceânica, também desaparecem”.

a- Analogia (La Blache).
b- Causalidade (Humboldt).
c- Extensão (Ratzel).
d- Conexidade (Brunhes).
e- Possibilismo geográfico (La Blache).





Respostas:
1- becdaf
2-b
3-d

8 comentários:

  1. Professor Nelson, o blog está maravilhoso.Porém tenho uma crítica.Sou um aluno do diferencial(o que me alegra colocar anônimo)e observei o senhor falando que,iria dar sua aula e tudo mais,masss deixaria um complemento de sua aula aqui no blog.Não achei justa essa sua ideologia.Acho sim uma boa ideía colocar uma mini-aula do blog!É uma ótima para os delinquentes que dormem, ou os alunos que faltam.Mas acho que o que puder ser dado em sala de aula deve ser explorado ao maximo,sem deixar um "Continuaaa no nosso blog" no final de cada aula.Seria curioso se o senhor desse sua aula, coisa e tauz, e em um intervalo de uma aula pra outra : "Putz, esqueci de destacar algo importante para a turma"Aí sim,seria muito bem vindo.Mas um "complementou/continuação" da aula acho meio ganancioso, pra não falar malvadesa com o aluno.Bem,essa é minha humilde opnião.Espero ter sido claro e que alguem me apoie nessa campanha de "entre no blog do prof.nelson para curiosidades e exercicios e não por uma reticências".Parabens pelo magnifico trabalho, tanto em saula de aula como no blog.

    ResponderExcluir
  2. malvadesa = malvadeza*
    qualquer outro erro de português,terá sido uma mera pressa de digitação.
    =)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o blog todo! Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Indo direto ao ponto, por que (na questão 1) “A atual situação econômica e social do Brasil é o resultado de uma série de fatores geográficos (naturais) e históricos (colonialista)” é considerado um exemplo de Possibilismo geográfico? Por que “Apesar das dificuldades ainda hoje bastante acentuadas, o Brasil poderá ser, em breve, um país desenvolvido” é associado ao pincípio de Conexidade? Não deveria ser o contrário? Professor Monte, me explique (porque não entendi). E o blog tá bom (é claro que perde para uns duzentos que já vi - hehe, brincadeira).

    ResponderExcluir
  5. tio é a Jessica,da turma de humanas do lavoisier...Eu tenho uma duvida cruel...nao sei diferenciar o principio da conexidade do principio da causalidade...por que pra mim é como se fossem os dois ligados,sem nenhuma diferença.por que pensando bem se a gente for analisar,se uma coisa é causa de outra significa dizer que é tambem causada pela conexao dela com outra...nao consigo diferenciar os dois...o senhor na proxima aula ode me explicar de novo nao é???

    ResponderExcluir
  6. tio,eh a jessica da turma de humanas do lavoisier.Eh que eu tava respondendo as questoes e cheguei a conclusao de que nao sei adiferença entre o principio da causalidade e o da conexao...por que pra mim eh tudo a mesma coisa..nao se pode separar uma causa dizendo que ela nao esta conectada ao efeito..entao na proxima aula me explica de novo por favor...tchau....

    ResponderExcluir
  7. prof,parabéns pelo blog! tá show :D
    haa,sobre a minha opnião..eu concordo com o 'anônimo' do primeiro comentário. É meio chato isso de buscar continuação da aula no blog,sendo que nem tds tem acesso à internet,concordaa?
    mas vcê tá de parabéns pelo trabalho tanto no blog qto na sala de aula.. gosto mto das suas aulas,são bastante interessantes e produtivas!
    sucesso pra vcê professor.
    -> camila luiza,2B Diferencial.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, será muito importante para o sucesso desse blog.